Por Rita Gunther McGrath*

Existem algumas ocasiões em que é essencial vir algum executivo de fora para dar foco a uma empresa. Entretanto minha própria e recente pesquisa sugere que ter um rico banco de candidatos internos aceitáveis é uma alternativa muito melhor. Com efeito, o tipo de experiência de quase morte da uma organização requer muitas vezes que as empresas olhem para fora, mas isto poderia ter sido evitado a tempo.

Minha pesquisa olhou para algumas raras empresas que foram capazes de ter consistentes crescimentos de renda líquida ao longo de um grande período (10 anos consecutivos). Não só elas entregaram um crescimento consistente através de um período tumultuado, elas também não tiveram nenhuma reestruturação radical, demissões maciças ou traumáticos reduções de tamanho, entre outras práticas hoje comuns.

Em vez disso, elas têm sistemas e processos ajustados que facilitam um movimento suave através de ciclos de vida completos de vantagem competitiva – desde o lançamento, durante toda a exploração e na eventual erosão. Entre suas características comuns vemos profundos investimentos em elementos de estabilidade, enquanto os mercados que elas participam crescem cada vez mais dinamicamente. Promovem a construção de redes interpessoais de longa duração, tanto internas como externas, o compromisso no desenvolvimento das pessoas, o investimento em valores mutuamente compartilhados e a montagem de equipes de liderança de longo tempo de serviço.

Quando você pensa sobre isso, uma equipe de liderança que espera estar em uma empresa em longo prazo é muito mais provável ela esteja disposta a fazer decisões difíceis – tais como sair um negócio saudável antes que ele entre em erosão – do que um time que tem um foco de curto prazo.

Desenvolver um rico banco de talento que permite você não precisar olhar para fora, provavelmente significa que a organização está fazendo direito um monte de outras coisas no qual eu chamo de economia de vantagem transitória.

*Rita Gunther McGrath (@rgmcgrath) is an associate professor at Columbia Business School and author of the recent bookThe End of Competitive Advantage: How to Keep Your Strategy Moving as Fast as Your Business.”

**Publicado no The Experts – Leadership Report